-
Arquitetos: Madeiguincho
- Área: 24 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:João Carranca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida para o projeto Meco Tiny House on Wheels foi a ideia de uma casa versátil e "divertida" onde tanto os clientes quanto seus filhos pudessem desfrutar de um espaço de trabalho confortável, mas também estimulante para as crianças brincarem. A vontade dos clientes de expressar esta ideia de "diversão" fez com que ela fosse incorporada no conceito geral da casa, mas também em seus mínimos detalhes. Além do layout e do aspecto estético, os clientes também desejavam que sua casa funcionasse como um sistema off-grid, que deve considerar uma grande área destinada às suas instalações técnicas.
A primeira decisão do projeto foi brincar com a inclinação do telhado de forma a lembrar a típica casa de madeira com telhado de duas águas, mas com um movimento diferente para despertar a curiosidade do visitante. O mesmo ato lúdico se manifesta através dos padrões das fachadas, que variam em diferentes tamanhos e espaçamentos. As janelas redondas em aço, uma no espaço central da casa e outra em sua parte superior, são naturalmente escolhidas devido às curvas e entradas leves que elas criam, enquanto o aço com acabamento bruto é escolhido como uma forma de equilibrar o ambiente leve dos espaços com um elemento pesado, mas ainda assim divertido.
No interior a casa é composta por dois quartos, uma longa bancada que serve a cozinha e a área de escritório, um closet com pia e entrada para um pequeno banheiro. O quarto inferior é elevado do chão criando uma área técnica externa que é realmente importante para qualquer casa móvel. Baterias, conversores, painéis solares e aquecedor de água são alguns dos elementos que têm que se encaixar dentro de qualquer projeto deste tipo. Devido a sua posição, este quarto também assume um papel social, enquanto o quarto superior permite mais privacidade e proteção para as crianças. Os diferentes níveis que são encontrados ao longo deste projeto permitem que as crianças tenham uma presença mais direta nas atividades cotidianas e garantem uma dinâmica lúdica na casa. Os materiais escolhidos também reforçam a sensação de "diversão": o compensado de bétula expressa o movimento com os desenhos de suas veias enquanto a fórmica amarela traz luz e brilho para o interior, sugerindo um ambiente alegre.